Otimizar sites e blogs na internet. Pra que isso?

Muitas vezes sou questionado por clientes e prospects que querem saber que história é essa de trabalhar um site, otimizar. Pra que isso? Faz um site pra mim, hospeda ele em algum lugar e pronto, tá tudo certo. Não é?

Não.

Bem-vindos ao meu mundo!

 

Quero falar hoje da diferença entre dois tipos de sites na internet. Não falo de bonitos e feios, ou estáticos e dinâmicos, e muito menos de sites ou blogs. Todos estes são válidos, e se atendem bem ao seu cliente, são ótimos. Vamos tratar de sites com e sem gestão operacional, aquele site que é criado, publicado e esquecido, contra os sites que são permanentemente cuidados e otimizados.

Seu trabalho ou negócio — na forma de um site ou blog representativo — existir na internet já é um grande passo, mostra que você, seu trabalho e sua função profissional estão atuais, integradas e ligadas nos avanços da tecnologia e da evolução da nossa sociedade. Você faz parte de uma elite pensante, que percebeu os mercados onde atua e disputa, e se colocou à frente de um sem número de seus pares.

Mas e agora? Acabou? Nada disso, é apenas o início. Estar presente na web foi um primeiro passo. Fazer com que você, seu trabalho ou sua empresa sejam encontrados neste ambiente tão vasto é um novo e laborioso desafio.

 Não adianta apenas ter seu site na internet. É preciso fazê-lo acontecer!

A internet é um universo vasto, com trilhões de paginas eletrônicas publicadas, por todo o mundo. O ponto aqui é bem simples: como fazer com que o seu site ou blog seja encontrado e visto — consumido — em meio a tudo isso, pelas pessoas que desejam comprar — comprar aqui num sentido bem amplo, significando adquirir ou consumir o seu trabalho, serviço ou produto — aquilo que você oferece?

É aqui que entra a gestão de websites, um esforço concentrado de técnicas, truques e diretrizes, permeadas pelo uso de ferramentas próprias, que visam otimizar seu site ou blog, tornando-o apto a de fato existir, ser encontrado, e proporcionar o retorno que dele esperamos — ser uma ferramenta de vendas e divulgação eficiente.

Um site vendedor! Isso mesmo; se eu escrevo, em última análise quero vender meus textos, quero que eles sejam consumidos por alguém. Se fabricar vassouras, preciso que todo mundo que quer comprar uma vassoura possa me encontrar e comprá-la de mim, e não do meu concorrente. E essa regra se aplica a todas as coisas, inclusive futebol e religião. 🙂 🙂

 

Os gráficos mostrados aqui tomo emprestados das estatísticas de fluxo do website  www.kbrdigital.com.br, um dos meus clientes mais recentes. É um prazer ver gráficos assim, ascendentes, efetivos, acontecendo, trazendo pessoas e retorno em todos os níveis. E são também uma demonstração clara da diferença que faz quando um site é bem trabalhado e otimizado, quando seu conteúdo é interessante e atraente para os internautas.

Quem conhece Noga Sklar, editora e CEO da KBR, sabe que o dínamo de energia que ela tem incrustado em seu espírito é provavelmente o responsável pela maior parte do sucesso que estes gráficos apontam. Sua visão da internet, dos e-books e das redes sociais é perfeita, ela já é um ser vivo perfeitamente adaptado ao mundo web: um bicho virtual. Uma outra chave para o sucesso de qualquer website ou blog é o comprometimento do seu responsável para com estes.

Uma brincadeira que faço para ilustrar bem o tema de hoje:

Comprei um lindo CHAGALL para revitalizar minha casa, minha vida, encantar meus amigos, reavivar minhas energias, renovar meu universo!

E pendurei atrás da geladeira… onde ninguém vai ver. 🙁

Trabalhar seu site, otimizar, é tirar seu Chagall de trás de sua geladeira e colocá-lo na sala de visitas, onde possa ser facilmente visto, curtido, consumido, apreciado e valorizado por seus convidados.

Compreendeu? Tenha seu site, seu blog, é importante, é preciso, é o futuro. Mas lembre-se: ele precisa ser encontrado.

Fiquem em paz e até a próxima.

post publicado também no GQP Gente que Pensa websites

 

por KBR

webmaster-GQP Gente que Pensa websites

9 comentários em “Otimizar sites e blogs na internet. Pra que isso?

  • 16/08/2011 em 18:10
    Permalink

    Eu tenho um blóg que dizem que é PR3 TEM UMA BÔA COLOCAÇÃO NO ALEXA
    porque então não passa de dez visitas por dia,a maior parte vimda de comentários que eu faço em outros blógs,se eu parar de comentar,adeus visitas,o que acontece?
    existe democracia na internet?

    Resposta
    • 16/08/2011 em 19:10
      Permalink

      pergunta difícil de responder bira. confirmo seu PageRank 3 e sua colocação no Alexa. Fiz uma rápida visita ao seu blog.

      antiguidade, tempo de existência tem grande peso no PageRank. o numero de visitas, varia dependendo como vc mede. dentro do blogspot é uma coisa, num url próprio é outra. esquece esses índices, e parte pro arroz com feijão. Foca em textos originais, atraentes, que interessem ao seu publico.

      se conselho fosse bom, vendia-se, mas lá vai:
      1- limpa seu blog. some com todas estas propagandas e janelas extras, coisinhas mexendo e abrindo, inclusive o adsense. vc deve estar faturando quase nada, e essa grande quantidade de coisas na tela não ajudam em nada. foca nos seus textos, dê visibilidade pra eles, precisam ser o centro da tela quando alguem abre sua pagina;
      2- pense em registrar um domínio e partir para uma opção de WordPress, por exemplo. no blogspot seu blog fica imerso no meio de milhares de outros, o nome é difícil de escrever se eu estiver te procurando, etc.

      perdão se causo desconforto com minha resposta, mas é pro bem.

      Resposta
  • 15/08/2011 em 13:59
    Permalink

    rsrsrs
    ei priscila. num era eu na TV não, era outro cara, falando dessa coisa do qrcode.

    vc deveria ter um blog porque:
    1- vc escreve, via de regra que escreve gosta de escrever;
    2- vc é interessante, pelo pouco que pude ver de sua vida, pelos seus escritos;
    3- vc tem amigos, que com certeza curtem sua opinião;
    4- “fazendeiros” tem tempo livre, entre uma e outra partida de tênis… rsrsrsrs

    podia botar mais umas tantas coisas na lista, mas precisa não. Tenha seu blog, vai te custar cento e poucos reais por mes, vai ajudar a promover o Nuvem de Pó, vai servir de berçário para seus próximos livros, enfim, vai encher um tantinho mais da sua vida. a disposição. abraço grande. obrigado.

    Resposta
  • 15/08/2011 em 13:15
    Permalink

    Oi Caetano.
    Gostei de te ver na TV, ainda ensinando a gente como utilizar esse novo “código de barras”. Pergunta: porque eu deveria ter um blog? Ninguém está interessado em mim!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 10/08/2011 em 12:21
    Permalink

    tenho certeza que vc esta julia. basta dar continuidade neste aspecto que vc desenvolve de mkt viral, estando presente em tudo, atuando em tudo. procura cuidar da indexação formal tambem, junto aos crawlers.

    Resposta
  • 10/08/2011 em 11:54
    Permalink

    Adorei Caetano!!! Muito bom. Espero estar conseguindo fazer isso com o meu BLOG…

    beijos e valeu as dicas.

    Resposta
  • Pingback: Otimizar sites e blogs na internet. Pra que isso? | GQP Websites Blog

Deixe você também o seu comentário