Ingredientes para alcançar o sucesso

Ser bem-sucedido é satisfazer necessidades e realizar objetivos

O autor norte-americano John Maxwell considera que a palavra sucesso consiste em “conhecer o seu propósito de vida, crescer para alcançar o seu máximo potencial e beneficiar a si e a outras pessoas”. Mas o termo “sucesso” não tem uma definição única. É relativo e se aplica a situações diferentes. A questão é: quando é que podemos nos considerar bem-sucedidos?

Seja qual for o seu conceito de sucesso, é indispensável ter em consideração os seguintes elementos: excelência, satisfação, prazer e paixão. Ou seja, tudo o que fizeres para seres bem-sucedido deve ser bem feito (excelência), deve satisfazer as suas ou as necessidades das pessoas para quem você trabalha (satisfação), deve agradar ao seu gosto e de outros. Ao fazê-lo, por mais dificil que seja, desgastante ou caro, você não desiste, porque é algo que lhe dá muito gozo (prazer).

Por isso, podemos nos considerar bem-sucedidos quando fazemos algo excelente, que satisfaz, dá prazer e nos torna “apaixonados” por ele.

Sucesso versus fama e dinheiro

O sucesso é diferente para cada pessoa. Nos dias de hoje, é comum confundirmos o sucesso com riqueza ou fama. A verdade é que o sucesso pode levar à fama e à riqueza, mas nem sempre é assim.

Você pode ser uma pessoa bem-sucedida sem ser rica ou famosa. O sucesso tem a ver com os objetivos ou metas que traçamos para a nossa vida. Se você sonha ser um milionário e depois de muito ou pouco tempo de trabalho consegue muitos milhões, então você pode se considerar bem-sucedido; se o seu sonho é concluir a faculdade, e passados quatro anos você consegue o canudo da licenciatura também és bem-sucedido; um sapateiro pobre que faz bem o seu trabalho e satisfaz as necessidades dos seus clientes pode considerar-se bem-sucedido. Enfim, há vários exemplos.

Ingredientes

Não vale a pena complicar as coisas ou divagar sobre o tema. Todos os grandes exemplos de sucesso no mundo (sem contar com as exceções) têm os elementos acima referidos como algo em comum. As bases sobre o qual construíram o sucesso possuem algumas características comuns, nomeadamente: sonho (é preciso ter um sonho, uma meta); dedicação (fazer tudo que ajude a concretizar o sonho); sacrifício (estar disposto a enfrentar as barreiras); trabalho (não esperar que os outros façam por ti); persistência (não desistir perante as dificuldades); paciência (tudo leva o seu tempo, chegará a sua vez); inovação (criar algo novo e não se acomodar) e paixão (quem corre por gosto não se cansa).

Se na batalha pelos seus sonhos tiveres em consideração esses ingredientes, certamente alcançarás o sucesso. Sucesso para si, sei que és capaz, basta crer e pôr em prática esses ingredientes para o cozinhares.

 

Francisco Inácio Cabota

Nasci em Luanda (Angola), no dia 12 de janeiro de 1982. Sou jornalista, exercendo a função de repórter do Jornal de Economia & Finanças. Gosto de ler bons livros e ocupo meus tempos livres vendo filmes. Drama é o meu género preferido. Nesta vida ainda estou a procurar-me.

2 comentários em “Ingredientes para alcançar o sucesso

  • 13/10/2011 em 18:02
    Permalink

    Hi there We are very excited We discovered this weblog, I really located you simply by accident, when We was searching upon Yahoo for something else, Regardless We are here plus We would just want to tell you thank you for a incredible post along with a all round enjoyable blog Mmm did you hear Egypt wonderful announcement
    Vimax

    Resposta

Deixe você também o seu comentário