Escrever e ler

Dizem que se lê cada vez menos.  Não sei se é verdade estatística ou psicológica, mas parece que a maioria das leituras é superficial.  Poucos conseguem se concentrar em alguma coisa que demande mais de cinco minutos de atenção.

Verdade absoluta é que se escreve cada vez mais.  Bobagens, é verdade, mas se escreve.  O número de escritores é tão grande que atualmente há mais escritores do que leitores (verdade estatística ou psicológica?).  Eu, descontando uma amiga que gosta de mim (não necessariamente do que escrevo) e a editora (que me lê por obrigação), não dou garantia de ter mais nenhum.  Nem na família.  Aliás, principalmente na família.  No começo ainda liam uma coisa ou outra, mentiam um pouco para disfarçar, agora nem se dão ao trabalho.

A falta de concentração na leitura pode estar associada ao uso dos links.  Antigamente, as histórias tinham começo, meio e fim.  Agora a gente pula de assunto em assunto, narrativas lineares estão fora de moda.  Como o próprio conceito de tempo linear é discutível, talvez seja uma evolução, e a humanidade precise libertar-se de séculos de cultura da linearidade.  Infelizmente, não vou viver o suficiente para saber a resposta.

Não sei se é verdade estatística ou psicológica, mas o bombardeio desordenado e simultâneo de tantas matérias atrapalha a memória.  A minha anda cada vez mais sumida, é provável que esteja fazendo companhia à capacidade de concentração. Faz muito que não as vejo, pelo menos juntas. Aliás, nem me lembro quando foi a última vez que isso aconteceu. Contudo, sou uma mulher do meu tempo: salto de um tema para outro e tenho cada vez mais dificuldades para escrever textos longos. Idem para textos com algum sentido.  Portanto… até o próximo domingo.

 

(Ah, e para quem estiver se perguntando o que é verdade psicológica, respondo com um exemplo: Uma pessoa que você adora vai à sua casa e fica das duas às cinco da tarde. Você reclama: “não ficou quase tempo nenhum comigo!” Já uma pessoa que você mal tolera vai à sua casa e fica das duas às três.  Você se queixa: “não saiu daqui a tarde toda”.)

 

 

3 comentários em “Escrever e ler

Deixe você também o seu comentário