A propósito de Paris

A KBR vai lançar no próximo dia 10 um livro do Paulo de Faria Pinho, meu colega neste espaço, que só conheço através de suas crônicas, sempre muito elegantes.

O livro é “Paris para principiantes” e o lançamento será em… Paris. Não sei se o Paulo está lá física ou virtualmente, mas isso é irrelevante para o universo em que nossos escritos transitam.

Sem ter lido o livro (ainda), tenho imaginado o que ele pode conter. Puro pré-conceito.  Pior: vou opinar sobre o que não sei. Muita cara-de-pau. Crianças: não tentem fazer isso em casa!

Visitei uma porção de cidades no mundo, Paris inclusive, mas considero superficial o meu conhecimento sobre elas, não só porque como turista não dá para fazer melhor, como também porque a memória nunca ajudou. Sempre me consolo dizendo que é melhor do que nada.

Na realidade, acho que não conseguiria escrever um guia nem sobre o Rio de Janeiro, embora esteja convencida de que sei mais sobre esta cidade do que a maioria das pessoas que moram aqui. Talvez não seja capaz de escrever um (bom) guia nem sobre o bairro onde passei quase toda a vida, ou sobre os quarteirões à minha volta.  Ciente disso, quando lançaram o guia Michelin do Rio não perdi tempo: comprei correndo um exemplar.

O Paulo deve ser tudo, menos um principiante em Paris.  Mas deve pensar como eu em relação a guias de viagem e, cauteloso, incluiu a palavra “principiante” no título. Na minha cabeça, adicionei-lhe outro adjetivo: útil. Suponho que, além de nos ensinar vários truques, ele também se proponha a nos livrar de algumas furadas. E, a julgar pelo estilo que demonstra em suas crônicas, a leitura será prazerosa.

Se os meus prognósticos estiverem corretos, vou considerar uma carreira paralela de cartomante. Por enquanto, Paulo, aguardo ansiosa o lançamento do seu livro e, se tudo o que escrevi for uma enorme bobagem, releve e ignore.

 

Nota da editora: O lindo guia do Paulo já está em pré-venda na Amazon, chega sábado cedinho no seu email: http://www.amazon.com/dp/B00A2A436K

 

 

 

 

3 comentários em “A propósito de Paris

  • 07/11/2012 em 21:16
    Permalink

    Olá Paulo e Cláudia.
    Pelas crônicas do Paulo eu estava com vontade de ler o livro e agora, diante das palavras de Cláudia vou lá para a Amazon!
    Paris é ainda a cidade maravilhosa e sempre tem algo mais a ser contado. Especialmente nas palavras do grande escritor que é Paulo.
    beijo grande

    Resposta
  • 07/11/2012 em 18:12
    Permalink

    TUDO QUE PAULO FAZ É SUCESSO, NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA, PORTANTO PAULO, MANDA BALA, A SORTE ESTÁ DO SEU LADO!!!! MUITOS BEIJOS.

    Resposta
  • 07/11/2012 em 16:56
    Permalink

    Estou aqui em Paris desde o dia 1º de novembro e só vou embora no dia 1º de dezembro. Tem exposição para todos os gostos e a cidade está linda, temperatura na casa dos 7º, a cidade não está cheia, tudo na maior tranqulidade, como deve ser. Quanto a seus comentários, me deixaram com a bola cheia. Obrigado e beijos.

    Resposta

Deixe você também o seu comentário